Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

BNDES pede para suspender repasse ao Tesouro e quer garantia da União a empréstimo bilionário; O Globo

Detalhes Notícia
Presidente do banco, Gustavo Montezano, quer sustar devolução este ano e em 2021, e solicita autorização para tomar US$ 5 bilhões. O presidente do BNDES, Gustavo Montezano: garantias. Foto: Tomaz Silva / Agência O Globo

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para suspender, em 2020 e em 2021, a devolução de recursos ao Tesouro Nacional. O executivo quer pagar o mínimo possível de dividendos à União neste ano e no próximo. E solicitou ao governo autorização para um empréstimo de US$ 5 bilhões com garantia da União junto a instituições multilaterais.

Os pedidos foram feitos em ofício encaminhado por Montezano a Guedes, ao qual O GLOBO teve acesso. O objetivo é garantir capital, em um momento de necessidade de crédito para empresas, por causa da crise do coronavírus.

Agora, o banco “deve atuar no sentido de mitigar os efeitos dessa pandemia na economia brasileira, como forma de apoiar o desenvolvimento da economia nacional e garantir a manutenção de empregos”, afirma Montezano no ofício.

Leia mais em O Globo