Porto Alegre, sábado, 16 de novembro de 2024
img

Fiergs aponta que 65,9% das empresas gaúchas registraram queda em março; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
ICEI-RS divulgado pela FIERGS chega a 49,5 pontos em dezembro. CLAITON DORNELLES/ARQUIVO/JC

A pesquisa da Sondagem Industrial, divulgada nessa quinta-feira (23) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), revela que 65,9% das empresas gaúchas do setor registraram queda na produção em março, em função da crise provocada pelo coronavírus. Em índices que variam de 0 a 100 pontos, sendo que abaixo de 50 indica retração em relação ao mês anterior, o da produção ficou em 30,5, o menor já apurado desde o início da série, em janeiro de 2010.

Segundo o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, os impactos da crise são imensos e tendem a se agravar. “Não apenas os indicadores de atividade, mas também os de expectativas para os próximos seis meses, que até março estavam acima dos 50 pontos, desabaram e atingiram valores sem precedentes”, afirmou.

Grande parte dos índices sofreu intensas quedas e registrou pisos históricos no levantamento, realizado com 174 indústrias entre os dias 1º e 14 de abril. O emprego e a utilização da capacidade instalada (UCI) tiveram fortes recuos no mês passado. O primeiro passou de 54,1, em fevereiro, para 44,2 pontos, o pior resultado já observado para março; e a UCI caiu de 71%, em fevereiro, para 59,5%, revelando alta ociosidade. O indicador de UCI em relação ao usual chegou a um nível nunca visto: 30,4 pontos. Nesse caso, valores inferiores a 50 indicam UCI abaixo do normal para o mês.

Leia mais no Jornal do Comércio