Porto Alegre, sábado, 16 de novembro de 2024
img

Morre Lou Borghetti. Câncer de mama vitimou a artista plástica gaúcha

Detalhes Notícia

Faleceu hoje a atista plástica, Elizethe Lou Borghetti. Nos últimos anos, Lou lutou bravamente contra um câncer de mama, em muitas das postagens em suas redes sociais animava e mostrava esperança em vencer a doença. Nascida em Chapada, interior do Rio Grande do Sul, ela possuia Atelier em Porto Alegre e Washington, DC. Estudou com Danúbio Gonçalves, Renina Katz, Katie Van Sherpenberg, Plínio Bernhardt, Fayga Ostrower, Marco Túlio Resende.

Foi aluna e assistente de Iberê Camargo. Obras nos acervos do MARGS, Porto Alegre, RS; Fundação Frederico Garcia Lorca, Madrid, Espanha; YAZIGI, São Paulo, SP; coleção APLUB, Porto Alegre, RS; 2007 BACI, Washington, DC.

Na quinta-feira (23.04), o jornalista Eduardo Bins Ely registrou um sua coluna no Jornal do Comércio, “Em tempos de isolamento social, no resguardo de sua casa atelier, felizmente, sobrou a pintura para Lou Borghetti. Mesmo com as dificuldades que tem enfrentado por conta do tratamento oncológico, ela acha espaço para produzir. Terminou esta pintura de 1,2m x 2,2m em menos de uma semana. Deu a ela o nome de Sonoro silêncio. Agora, está trabalhando sobre uma tela de 6m x 2m. Sua produção é brasileira por excelência, mas também mantém seu atelier em Washington DC, junto ao marchand Abdi Poozesh. Ao lado da pintura, sempre se dedicou a lecionar em seu atelier. Suas alunas e seus alunos chamam de “atelier concha”, tal é o acolhimento. No momento, as aulas seguem na modalidade de EaD. Estão usando plataformas de comunicação que permitem, mesmo a distância, vivências muito próximas. Lou Borghetti propôs um trabalho sobre o momento coronavírus, indicando pinturas famosas para que cada aluno faça a sua releitura com alguma intervenção que remeta ao momento pandêmico. Este projeto recebeu o nome de CoNvidA 2020.

Lou Borghetti tendo ao fundo a obra Sonoro Silêncio. Foto MAURO BORGHETTI/ DIVULGAÇÃO/JC

Em função da Pandemia do Coronavírus, os atos fúnebres serão restritos a família e amigos próximos.