Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Em crítica indireta a Trump, Obama diz que EUA não têm liderança contra coronavírus: 'Nem sequer fingem estar no comando'; O Globo

Detalhes Notícia
Discurso do ex-presidente americano foi transmitido por vídeo a 27 mil formandos de 78 instituições de ensino superior historicamente conhecidas por receber estudantes negros. Ex-presidente dos EUA, Obama criticou resposta de Trump à pandemia de coronavírus Foto: Reprodução

Sem os rituais das cerimônias tradicionais de formatura, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama proferiu um discurso virtual neste sábado, convidando 27 mil formandos de 78 faculdades e universidades — historicamente conhecidas por receber pessoas negras — a “tomarem a iniciativa” neste momento em que, segundo ele, os líderes da nação se atrapalharam com a reação à pandemia de coronavírus, que matou mais de 87 mil americanos e prejudicou grande parte da economia.

Durante a crimônia virtual da entrega de diplomas, Obama abordou desde conselhos inspiradores aos formandos a críticas pontuais à forma de o governo atual lidar com a crise de saúde pública nos EUA.

— Mais do que tudo, essa pandemia finalmente obstruiu a ideia de que muitas das pessoas no poder sabem o que estão fazendo — disse Obama. — Muitas delas nem sequer fingem estar no comando.

Leia mais em O Globo