Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

RS: JBS de Caxias do Sul tem surto de coronavírus; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Gestores do frigorífico vão apresentar hoje plano de contingência /MPT-RS/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Os gestores do frigorífico da JBS localizado em Ana Rech, em Caxias do Sul, reúnem-se, nesta segunda-feira (1), com funcionários da Secretaria Municipal da Saúde para apresentar um plano de contingência diante do surto de coronavírus identificado na unidade na sexta-feira. Pelo menos 21 frigoríficos estão com surtos, segundo o boletim epidemiológico da semana passada emitido oela Secretaria Estadual da Saúde.

O plano é exigência estabelecida por decreto municipal na maior cidade da serra, que regula o funcionamento das empresas para conter o contágio pela doença. Desde 23 de março, todos os frigoríficos instalados na cidade são monitorados pela Vigilância Sanitária e pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra).

A confirmação do primeiro surto em frigorífico em Caxias do Sul ocorreu na noite de sexta-feira pela Secretaria Municipal da Saúde. São 12 funcionários que testaram positivo para a doença. Nenhum precisou de hospitalização. A unidade tem em torno de 1,7 mil trabalhadores.

Por meio de nota oficial, a JBS informou que, desde o início da pandemia no Brasil, tem se pautado pelo absoluto foco na saúde, na segurança e na proteção dos seus mais de 130 mil colaboradores para o enfrentamento à Covid-19 em todas as suas unidades. Sustenta que, tão logo teve a confirmação do primeiro caso de Covid-19 na planta de Ana Rech, seguiu com todas as medidas previstas em seu protocolo, como o afastamento dos casos com indicação médica e monitoramento 100% dos demais colaboradores. Também anunciou medidas de desinfecção geral da unidade.

Leia mais no Jornal do Comércio