O professor Eugenio Jaeckel Hackbart, fundador e sócio da MetSul Meteorologia, faleceu na noite de segunda-feira (13), aos 83 anos. A morte foi comunicada por familiares. As causas no entanto, não foram informadas.
O velório acontece até às 16h na capela 2 da funerária Seewald, em São Leopoldo, de onde sairá o cortejo. O sepultamento ocorrerá às 16h30 no Cemitério Municipal de São Leopoldo.
Nascido em 28 de junho de 1937, em uma localidade que hoje pertence ao município de Morro Redondo, no Sul do Estado, Professor Eugenio mudou-se para São Leopoldo aos 12 anos para estudar no Colégio Sinodal, e adotou a cidade como lar. Morava próximo da escola onde foi aluno, professor e onde nasceu a ideia de estabelecer no município uma estação de meteorologia.
Segundo declarou a também meteorologista Estael Sias, que havia falado com Eugênio Hackbarth, Eugênio era uma pessoa inspiradora, apaixonada pela meteorologia,. “Ele não passava somente uma previsão. Era tudo um sentido, tudo que importava, passava de uma forma clara. Ele se preocupava como a pessoa ia entender”, declarou Estael.
Segundo Estael, o sócio-fundador da Metsul Meteorologista estava afastado das atividades administrativas do dia a dia. No entanto, dialogava com todos, acompanhando as atividades. “Para a Metsul era um elo entre todos nós, ele era um pai, por ter tanto amor por todos”, sublinhou Estael.