Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

Novas explosões de casos de covid levam governos em todo o mundo a rever reabertura; Huffpost Brasil

Detalhes Notícia
Com mais de 13 milhões de casos no mundo, países e regiões voltam a impor medidas restritivas severas, em cenas que lembram os dias mais difíceis de março e abril. Segurança guarda joalheria fechada em Bengaluru, na Índia, para conter o avanço do coronavírus, 14 de julho. MANJUNATH KIRAN VIA GETTY IMAGES

 

 

Depois de algumas poucas semanas de relativa normalidade em diversos países e em regiões dos Estados Unidos, a explosão de novos casos de covid-19 forçaram governos do mundo todo a impor novamente restrições de circulação e a fechar bares, restaurantes e outros negócios. Centenas de milhões de pessoas estão sendo afetadas.

Nos Estados Unidos, mais de 20 estados suspenderam ou reverteram seus planos de reabertura por causa do aumento das infecções. Na terça-feira, a Califórnia registrou mais de 11.000 novos casos de covid-19, o maior total diário no estado desde o início da pandemia.

Na Índia, o estado de Bihar, no norte do país, impôs um bloqueio de 15 dias para combater a propagação do coronavírus também na terça. Bihar tem 125 milhões de habitantes. Horas depois, a cidade de Bengaluru, no sul, onde moram cerca de 13 milhões de pessoas e há um importante centro de prestação de serviços de tecnologia para empresas internacionais, também determinou lockdown de uma semana.

A cidade, que havia sido elogiada pelo sucesso inicial na contenção do coronavírus, tornou-se um estudo de caso sobre o que pode dar errado quando as autoridades baixam a guarda cedo demais.

A capital venezuelana, Caracas, também está sob um lockdown estrito desde quarta-feira. Na Espanha, cerca de 160 mil pessoas na região da Catalunha foram as primeiras no país a voltar ao isolamento enquanto as autoridades tentam controlar uma nova onda de contágios poucas semanas depois da suspensão do lockdown no país inteiro.

De acordo com as novas regras, os moradores da cidade de Lleida e das cidades próximas só podem sair de casa para atividades essenciais. Barcelona também está considerando reimpor restrições depois que os casos de coronavírus triplicaram em uma semana.

Medidas semelhantes estão sendo tomadas na Austrália, onde as autoridades da semana passada forçaram aproximadamente 5 milhões de moradores de Melbourne a ficar em casa por seis semanas. Nos dois estados mais populosos da Austrália, Victoria e New South Wales, restrições ainda mais severas podem ser impostas se o surto não for controlado rapidamente, afirmaram as autoridades.

Na quinta, Victoria registrou 317 novos casos de coronavírus, um recorde diário, e o secretário de saúde do estado alertou que o surto local pode não ter atingido seu pico.

O Reino Unido também está seguindo o que o primeiro-ministro Boris Johnson chamou de estratégia “whack-a-mole” (jogo em que uma toupeira aparece de repente em um de vários buracos e o jogador tem de acertá-la com uma marreta).

Enquanto grande parte do país volta a frequentar bares e restaurantes, o ministro de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, disse nesta semana que “ações pontuais” estão sendo tomadas para combater mais de 100 surtos locais em todo o país.

Leia mais em Huffpost Brasil