Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Prioridade mundial, vacina precisará ultrapassar também obstáculo da logística; O Globo

Detalhes Notícia
Distribuição do imunizante pode enfrentar os mesmos problemas dos EPIs e respiradores, cuja produção era concentrada em poucos países. Doses da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac chegam a SP para testes de eficácia; para especialistas, tradição brasileira em distribuição de imunizantes ajudará a evitar gargalos Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP/20-7-2020

 

 

Não bastassem os desafios científicos (da descoberta) e os industriais (de produção), a vacinação em massa contra a Covid-19 terá de superar mais um obstáculo: a distribuição.

Governos e empresas pelo mundo começam a pensar em estratégias para evitar um gargalo logístico, enquanto entidades brasileiras já se mobilizam para conseguir levar o imunizante a todos os cantos do território nacional. O governo federal, por sua vez, diz acreditar que a discussão ainda é “prematura”.

— A questão dos insumos é preocupante, mas, como utilizaremos os formatos que normalmente usamos para as nossas vacinas, acreditamos que o risco seja menor neste momento. De qualquer forma, estamos trabalhando junto aos fornecedores de insumos para evitar rupturas no abastecimento — afirma Mauricio Zuma, diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz.

Leia mais em O Globo