O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que proibirá a rede social TikTok nos Estados Unidos depois que as autoridades do país se mostraram preocupadas com a possibilidade de que essa plataforma seja usada pelos serviços de inteligência da China.
Em declarações aos jornalistas no avião presidencial Air Force One, Trump, nesta sexta-feira, disse: “No que se refere ao TikTok, vamos proibi-lo nos Estados Unidos”, acrescentando que tomaria a medida neste sábado por meio de um decreto ou recorrendo a “poderes econômicos de emergência”.
O TikTok é um aplicativo de vídeo popular entre os jovens, cuja casa matriz é a ByteDance, sediada na China, e tem cerca de um bilhão de usuários em todo o mundo.
O jornal The Wall Street Journal e a agência Bloomberg adiantaram que Trump estava planejando anunciar uma ordem para que a ByteDance venda sua propriedade do aplicativo nos EUA, considerando que o serviço poderia ser usado pelos serviços secretos chineses. Outros informes, inclusive um da Fox News, apontaram que a Microsoft estava negociando a aquisição do TikTok, cujo valor poderia atingir várias dezenas de bilhões de dólares.
Leia mais em El País