Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Pré-candidatos disputam apoio de Bolsonaro na eleição virtual com pedido de vídeos e até montagens

Detalhes Notícia
Presidente declarou que não irá participar da campanha, mas isso não tem impedido que ele grave vídeos e tire fotos com aliados, que usam o material para fins eleitorais. O pré-candidato à prefeitura de Manaus Capitão Alberto Neto (Republicanos) aperta a mão de Bolsonaro para foto Foto: Marcos Corr¿a/PR / Agência O Globo

 

 

Em uma eleição municipal em meio à pandemia, em que a propaganda digital deve substituir comícios e eventos presenciais, a presença on-line de Jair Bolsonaro já provoca disputa nas cidades. O presidente declarou que não irá participar da campanha, mas isso não tem impedido que ele grave vídeos e tire fotos com aliados, que usam o material para fins eleitorais.

Em alguns casos, na falta da presença virtual do presidente, políticos têm apelado para montagens. Na Bahia, um pré-candidato a vereador levou a tática ao extremo, ao criar um panfleto em que aparece “apoiado” ao mesmo tempo por Bolsonaro e pelo ex-presidente Lula.

Dirigentes de partidos de centro ouvidos pelo GLOBO avaliam que, ainda que a popularidade de Bolsonaro tenha aumentado, sua taxa de aprovação não é suficiente para garantir que uma associação com ele será mais positiva do que negativa. Eles têm recomendado a seus candidatos que evitem “nacionalizar” a disputa. Nem todos, porém, seguem essa orientação.

Leia mais em O Globo