Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Covid-19: Entidades apoiam divulgação de trabalho do Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS

Detalhes Notícia

 O e-book “Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de covid-19”, escrito por Luiz Artur Ferraretto e  Fernando Morgado, passou a ser referendado e recomendado pelas seguintes entidades: Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).  Para acessar o livro clique aqui.

Ferraretto e Morgado Foto: Redes Sociais

Uma pandemia como a de Covid-19 exige estratégias para o combate à crise em si e para a comunicação a respeito desse processo. Pensando na atuação da mídia durante e após o confinamento social, os professores Luiz Artur Ferraretto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Porto Alegre, e Fernando Morgado, das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), do Rio de Janeiro, produziram o e-book Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise. A obra pode ser baixada gratuitamente no site do Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS – ou diretamente no link. Com 62 páginas, o material foi planejado para ser visualizado com facilidade na tela de um celular e de outros dispositivos móveis.

Baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde para o combate à pandemia, o e-book parte da ideia de que todos os meios devem apoiar a sociedade neste momento. Representa um esforço conjunto dos integrantes do NER da UFRGS no sentido de extrapolar seu foco de estudo original em um momento que exige uma visão ampla, colaborativa e integrada de todos os protagonistas da comunicação. O NER é um grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do governo do Brasil. Foi criado em 2017, dentro do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Tem como coordenador Luiz Artur Ferraretto e, como seu adjunto, Fernando Morgado.