Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

"Vocês são a França!", diz Macron em mensagem de motivação a alunos, que voltam às aulas de máscara; RFI

Detalhes Notícia
O uso de máscaras nas escolas da França será ampliado para as crianças do ensino básico a partir dos 6 anos, anunciou o primeiro-ministro Jean Castex no Parlamento. Foto ilustrativa. REUTERS - RONEN ZVULUN

 

 

“Vamos enfrentar isso juntos!”: o presidente francês, Emmanuel Macron, enviou uma mensagem de apoio aos alunos pelas redes sociais na manhã desta segunda-feira (2). Classificando a volta as aulas como “um difícil” retorno, o chefe de Estado falou da homenagem ao professor Samuel Paty, os ataques terroristas e a segunda onda de coronavírus.

“Eu penso em vocês, que estão retornando para a escola”, escreveu o presidente em uma mensagem no Snapchat, no Instagram e no Facebook para 12 milhões de alunos que voltam às aulas depois de duas semanas de férias, sob o segundo lockdown na França.

“Entendo a emoção após os ataques terroristas, incluindo um em frente a uma escola contra um professor”, reiterou Macron. “Hoje, na aula, vocês vão prestar uma homenagem a Samuel Paty. Vamos todos pensar nele, vocês e seus professores”, continuou, referindo-se ao minuto de silêncio que será realizado em todas as salas de aula em memória ao professor decapitado em 16 de outubro durante um ataque jihadista em Conflans-Saint-Honorine, na grande região parisiense.

“Discutam isso entre vocês. Conversem sobre isso com seus professores. Falem também sobre o que unem vocês”, pediu o presidente, acrescentando que “o objetivo do terrorismo é fabricar o ódio”.

Leia mais em RFI