Porto Alegre, terça, 01 de outubro de 2024
img

RS: Preço do leite captado em outubro, e pago em novembro, deve registrar queda; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Cepea aponta que leite captado em outubro, e pago em novembro, pode ter desvalorização de até 7% ALINA SOUZA/ESPECIAL PALÁCIO PIRATINI/JC

 

 

Interrompendo o movimento de alta que vem sendo verificado desde junho, o preço do leite no campo deve fechar em queda em novembro. Pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), ainda em andamento, apontam que o leite captado em outubro, e pago aos produtores em novembro, pode ter desvalorização entre 5% e 7% quando comparado ao mês anterior. No Rio Grande do Sul, o maior problema, atualmente, é a estiagem.

Os valores do leite no campo obedecem a uma tendência sazonal, relacionada às disponibilidades de chuvas e pastagem. Isso significa que, tipicamente, é esperado que, no fim do ano, ocorra essa inversão da tendência. No entanto, em 2020, a retomada da produção não tem ocorrido de forma intensa, já que as condições climáticas foram menos favoráveis. Mesmo assim, nas primeira e segunda quinzenas de outubro, houve maior oferta de leite spot (negociado entre indústrias) em Minas Gerais, por exemplo, de modo que a média mensal caiu 16,8% frente à de setembro/20, indo para R$ 2,23/litro.

Leia mais no Jornal do Comércio