Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Vacinação na França será gratuita para todos, mas não obrigatória; RFI

Detalhes Notícia
Primeiro-ministro francês revela a estratégia de vacinação da França e tenta acalmar os franceses temerosos numa coletiva de imprensa em Paris, em 3 de dezembro de 2020. REUTERS - BENOIT TESSIER

 

 

A vacinação contra a Covid-19 na França será gratuita para todos e deve ter início em janeiro para idosos em casas de repouso (1 milhão de pessoas). Em fevereiro, será a vez de pessoas fragilizadas por idade ou patologias (14 milhões) e, na primavera, para toda a população maior de 18 anos, anunciou o primeiro-ministro Jean Castex nesta quinta-feira (3) em uma coletiva de imprensa.

A campanha de vacinação começará com as duas vacinas que estarão disponíveis, na melhor das hipóteses nos últimos dias de dezembro, se não a partir de janeiro, após autorização das autoridades de saúde europeias e francesas: a vacina Pfizer/BioNtech e a vacina Moderna, acrescentou Castex.

Graças às encomendas negociadas pela Comissão Europeia para os países do bloco, “a França terá um potencial de 200 milhões de doses, o que permitirá que 100 milhões de pessoas sejam vacinadas”. Tanto o produto da Pfizer quanto o da Moderna requerem duas injecções com algumas semanas de intervalo.

Para garantir o acesso gratuito à vacina, o governo francês destinou €1,5 bilhão para a vacinação no orçamento da Saúde para 2021.

“O nosso primeiro objetivo é garantir que a França tenha vacinas suficientes para a sua população. E obviamente, e esta é outra vantagem das negociações conduzidas em nível europeu, pagaremos apenas o que de fato nos for entregue no final”, sublinhou o primeiro-ministro.

Leia mais em RFI