Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Franceses pressionam governo por aceleração nas medidas contra mudanças climáticas; RFI

Detalhes Notícia
Estudantes franceses publicaram carta aberta pedindo mais inclusão nas decisões municipais: "Vamos construir juntos a cidade verde de amanhã", disseram no texto. AP - Francois Mori

 

 

Cinco anos depois da assinatura do Acordo de Paris sobre o Clima, data que é lembrada nesta sexta-feira (11), os franceses adotaram mudanças de comportamento para reduzir o impacto do aquecimento global. A população está mais consciente sobre a gravidade das mudanças climáticas, mas se dá conta de que as políticas públicas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa ainda são insuficientes.

Doze associações de estudantes publicaram uma carta aberta na imprensa, hoje, pedindo a criação de conselhos de jovens em todos as prefeituras francesas para que possam participar das decisões locais de forma inclusiva. No texto, eles dizem estar “decepcionados, preocupados, mas não resignados”. “Governos, leis e empresas não vão longe o suficiente para preservar o futuro das novas gerações”, afirmam. “As medidas contra os poluidores são raras ou facilmente contornadas”, acrescentam os jovens.

Os movimentos juvenis denunciam um mercado de trabalho que alimenta as desigualdades, “que embrutece as pessoas e provoca uma ruptura dos laços sociais”. Dizem estar “indignados com as discriminações, a concorrência desumana e a banalização da violência”. Os 12 coletivos entregaram cópias da carta à prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, e ao presidente da Associação dos Prefeitos da França, François Baroin.

Leia mais em RFI