Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Morre o economista e professor Roberto Camps de Moraes

Detalhes Notícia

 

Faleceu nesta sexta-feira, o economista e professor Roberto Camps de Moraes, a causa da morte foi um infarto fulminante, Ele possuía graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971) e, também, graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971). Nascido em 14 de junho de 1948, na cidade de Recife, em Pernambuco, ele era casado com a economista Maria Heloísa Lenz. Acadêmico atuou principalmente nos seguintes temas: conjuntura econômica, teoria macroeconômica, política monetária, inflação. e política de estabilização.
Nos anos de 1972 e 1973, cursou e concluiu o mestrado em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo a sua turma sido a primeira deste programa. Foram concedidas três bolsas para doutorado em Economia nos EUA para os três melhores desempenhos. Por esta razão, sequencialmente, ele cursou, durante o período 1974 a 1978, as disciplinas que eram pré-requisitos para a obtenção do doutorado na Universidade de Vanderbilt, EUA. Durante este processo ele obteve automaticamente o título de Master of Arts em Economia e um diploma de curso de especialização em Desenvolvimento Econômico.
Em 1978, foi obrigado por lei a voltar ao Brasil, depois de ter sido aprovado nos quatro exames de qualificação necessários e defendido a proposta de dissertação de doutorado. Só veio a defender a dissertação em 1986, após concluí-la no Brasil. Foi professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

O velório aconteceu neste sábado e o corpo foi sepultado no cemitério João XXIII.