Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Sob pressão de aliados, Maia anuncia nesta segunda nome que apoiará na disputa da Câmara; O Globo

Detalhes Notícia
Atual presidente da Casa apresentará candidato à sucessão após reunião com partidos de seu bloco. Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP) são os mais cotados. Demora de Maia na escolha de um nome à sucessão na Câmara é alvo de queixa de partidos de esquerda, que tendem a ser fiel da balança na disputa Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

 

 

Sob pressão de aliados, que reclamam da indefinição, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciará hoje o nome que seu bloco de partidos apoiará para disputar o comando da Casa, em fevereiro de 2021. Até o momento, a única candidatura colocada é a de Arthur Lira (PP-AL), que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro no pleito e, a despeito da questão ideológica, faz uma ofensiva sobre partidos de esquerda como PT, PSB, PDT e PCdoB. O apoio dessas legendas é considerado decisivo — algumas delas acenam ainda com a candidatura própria, em resposta à demora de Maia para delinear o quadro.

Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP) são os mais cotados do grupo do presidente da Câmara. O martelo será batido após reunião presencial envolvendo lideranças de DEM, MDB, PSL, PSDB, Cidadania e PV — os seis partidos que integram o bloco de Maia. O grupo estuda até o último momento qual dos dois nomes teria mais chances em uma composição com resto da Câmara.

Leia mais em O Globo