Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

EUA incluem maior fabricante de chips da China em lista proibida de exportações; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
A SMIC e a DJI estão entre dezenas de empresas chinesas que foram colocadas no grupo de entidades com restrições. Semiconductor Manufacturing International Corporation, na Expo China Internacional de Semicondutores - Aly Song - 14.out.20/Reuters

 

 

O governo Trump incluiu a SMIC (Semiconductor Manufacturing International Corporation), fabricante de semicondutores, e a DJI, que produz drones, em uma lista probida para exportações, aumentando as tensões com a China enquanto Joe Biden se prepara para assumir a Presidência dos Estados Unidos.

A SMIC e a DJI estão entre dezenas de empresas chinesas que foram colocadas na “lista de entidades” do Departamento do Comércio na sexta-feira (18). Essa lista exige que as empresas americanas tirem licenças para vender equipamento e tecnologia para as empresas listadas. Segundo uma autoridade do Departamento de Comércio, a SMIC foi acrescentada devido a preocupações de que seus chips fossem usados em produtos para os militares chineses.

A autoridade disse que a DJI, maior fabricante de drones do mundo, que tem participação de mercado dominante nos EUA, foi adicionada à lista porque seus drones foram usados para permitir abusos aos direitos humanos na China e em outros lugares.

Essas medidas vão obrigar qualquer fornecedor americano a obter uma licença do governo antes de vender para as empresas chinesas –refletindo as restrições à exportação adotadas para outras empresas de tecnologia como Huawei e Hikvision, fabricante de câmeras de vigilância.

Leia mais na Folha de São Paulo