Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

GSI investirá R$ 50 milhões no RS, após acerto sobre créditos do ICMS; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Unidades da GSI em Marau (foto) e Passo Fundo vão receber novas linhas e expansão GSI/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Uma negociação que começou em 2019 entre o grupo GSI, que atua com equipamentos e soluções para armazenagem de grãos, e governo gaúcho pavimentou um novo investimento da empresa e ainda evitou a retirada das operações do Rio Grande do Sul, segundo o grupo.

Protocolo de intenções firmado nesta segunda-feira (21) assegura, segundo o diretor-geral da GSI, Ricardo Marozzin, o uso de créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) gerados em compras de insumos, como o aço. O saldo ocorre porque a tributação para o produto final, comprado por empresas e produtores de grãos ou que precisam fazer armazenamento, é menor devido a políticas setoriais.

Sem isso, Marozzin admite que a indústria teria de buscar condições tributárias em outros estados, devido a impactos na competitividade dos produtos. Em 2019, houve redução da alíquota interna de 18% para 12%, vista como primeiro passo na adequação das condições. Mesmo assim, há estados com forte produção agropecuária que adotam tributação interna de 7%.

Leia mais no Jornal do Comércio