Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Campanha pede que produtores de carne franceses parem de comprar soja do cerrado brasileiro; RFI

Detalhes Notícia
Produtores de aves são o próximo alvo de campanhas na França contra o uso da soja proveniente de área de desmantamento. Pixabay/Capri23auto

 

 

Após o compromisso do governo francês e de grandes hipermercados franceses de reduzir a compra da soja brasileira por sua estreita relação com o desmatamento, a ONG Canopée deu início a uma campanha pedindo que as empresas que produzem carne comprometam-se a deixar de usar soja proveniente de região de desmatamento para a alimentação de seus animais.

Em novembro, grandes companhias de supermercado francesas, como Metro, Système U, Carrefour, Casino, Lidl, les Mousquetaires, Auchan e Leclerc, assinaram uma carta de adesão à luta contra o desmatamento ligado à soja importada.

Os distribuidores se comprometeram a deixar de comprar soja plantada no cerrado brasileiro em área desmatada a partir de 1º de janeiro de 2020. Para isso, as empresas colocarão em seus contratos uma cláusula proibindo o uso de área desmatada ou reconvertida e criar um plano de ação individual com fornecedores nacionais.

Leia mais em RFI