Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

CLUBE DE OPINIÃO REPUDIA PRISÃO DE JORNALISTA

Detalhes Notícia

 

O Clube de Opinião do RS vem, com a maior veemência possível, repudiar a prisão arbitrária do jornalista Oswaldo Eustáquio, determinada pelo STF, no âmbito de um inquérito espúrio, ilegal e absurdo, no qual o ministro Alexandre de Moraes denuncia, investiga, julga e sentencia quem lhe aprouve fazê-lo.
Recolhido ao presídio da Papuda, no último dia 18, o jornalista sofreu atentado na noite desta segunda-feira, 21, que resultou em traumatismo craniano e em lesão em sua coluna vertebral, que poderá ter sequelas graves e permanentes.

O jornalista foi encaminhado ao Hospital de Base de Brasília sem que a família, ou seu advogado, fossem comunicados ou tivessem acesso às informações do paciente.
O silêncio das entidades representativas dos profissionais de imprensa, brasileiras e internacionais, a respeito dessa prisão é constrangedor e vergonhoso. O silêncio dos pares do ministro e dos representantes dos demais poderes, notadamente, Procuradoria Geral da República, Presidência da República, Câmara e Senado Federal chega ao limite da conivência.

Veículos da grande imprensa limitaram-se a noticiar o fato como a prisão de “blogueiro bolsonarista”, numa tentativa de desqualificar a vítima e relativizar a arbitrariedade desse processo e dessa prisão.

Oswaldo Eustáquio, 36 anos, é jornalista com dezenas de prêmios de reportagens no Paraná, a maioria por denunciar desrespeitos aos Direitos Humanos.
O Supremo Tribunal Federal, que tem, nos últimos tempos, se acostumado a soltar traficantes, doleiros e corruptos de toda a ordem, tem assacado contra a liberdade de imprensa e, mais do que isso, investido contra as liberdades individuais consagradas em nosso texto constitucional.

Ainda haverá “juízes em Berlim”? Ainda temos representantes do povo em nossas casas legislativas? Ainda haverá imprensa independente, capaz de denunciar desmandos como este? Os jornalistas que assinam esta nota esperam que sim!

Alexandre Appel
Antonio Goulart
Ayres Cerutti
Danilo Teixeira
Felipe Vieira
Fernanda Barth
Fernando Albrecht
Fernando di Primio
Flávio Dutra
Flávio Pereira
Guaracy Andrade
Gilberto Simões Pires
Guilherme Baumhardt
Gustavo Victorino
Joabel Pereira
João Carlos Machado Filho
José Luiz Prévidi
José Luiz da Silva
Julio Ribeiro – Presidente do Clube
Jurandir Soares
Lasier Martins
Marco Poli
Milton Cardoso
Paulo Sergio Pinto
Percival Puggina
Polibio Braga
Ricardo Azeredo
Rogério Amaral
Rogério Mendelski
Sergio Jost
Vitor Bley de Moraes