O prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, acompanhado do seu vice Ricardo Gomes, anunciou na manhã desta sexta-feira, a poucas horas da posse ao Paço Municipal, os nomes que ainda faltavam ser divulgados para completar o quadro de secretariado da gestão que inicia hoje. Como antecipado pelo Correio do Povo, Melo anunciou o historiador Gunter Axt para comandar a Secretaria de Cultura, que vai trabalhar com Clóvis André Silva da Silva na posição de adjunto da pasta.
Roberto Silva da Rocha foi o nome divulgado para ocupar o cargo de procurador-geral do Município. Já Renato Ramalho será o secretário extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus, que comandará um comitê técnico que a gestão de Melo pretende criar já nos primeiros dias de governo.
A posse de Sebastião Melo e Ricardo Gomes ocorre nesta sexta-feira a partir das 15h na Câmara de Vereadores e, mais tarde, às 18h, no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público. Ambas as cerimônias terão público restrito e transmissão ao vivo pelo Youtube. De acordo com o prefeito eleito, o quadro da gestão deve se reunir ainda neste sábado no salão nobre do Paço Municipal para apresentações de planos de governo. À tarde, Melo deverá visitar o bairro Mário Quintana, na região Norte da Capital.
Secretaria de Cultura – Gunter Axt
Gunter Axt é historiador e gestor cultural. É formado em História pela Ufrgs, universidade onde também defendeu seu mestrado nos anos 1990. Em 2001, concluiu doutorado na USP. Entre suas atividades, já foi curador do seminário interacional Fronteiras do Pensamento. É pesquisador associado do núcleo de estudos Diversitas, da USP. Tem vários títulos publicados, entre livros, artigos e obras organizadas, tendo se especializado em História do Brasil Império e República, História do Direito e da Justiça, História Cultural do Brasil e gestão cultural.
Secretário-adjunto de Cultura – Clóvis André Silva da Silva
Natural de Santana do Livramento (RS), tem trabalhos reconhecidos e serviços prestados nas áreas de gestão pública, de políticas culturais e de cidadania. Foi diretor de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira na Fundação Cultural Palmares órgão vinculado à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, coordenador de Culturas Populares na Secretaria de Estado da Cultura, assessor Técnico da Cultura na Secretaria Estadual da Casa Civil e secretário Municipal do Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro da Prefeitura de Porto Alegre.
Secretário extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus de Porto Alegre – Renato Ramalho
Renato Ramalho é doutorando em Direito pela USP, mestre em Direito pela UFPE e especialista em Direito Administrativo e Tributário. Foi procurador municipal de Porto Alegre, chefe da Assessoria Institucional da PGM junto ao TCE e ao MP e
coordenador da Força-Tarefa da PGM POA de combate à Covid-19.
Procuradoria-Geral do Município (PGM) – Roberto Silva da Rocha
Advogado e professor universitário. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), com especialização em Direito Civil (2000) e mestrado em Direito Privado também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Integra a carreira de Procurador do Município de Porto Alegre desde 2009. Foi Procurador-Geral Substituto do Município de Porto Alegre e Procurador-Geral Adjunto do Município de Porto Alegre na área de Domínio Público, Patrimônio Histórico, Urbanismo e Meio Ambiente (2017). Atuou também como Procurador-Chefe da Assessoria do Procurador-Geral do Município (2013-2015) e Procurador designado para a Assessoria no Distrito Federal, perante aos Tribunais Superiores, Ministérios e Congresso Nacional (2016).