Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Indígenas brasileiros lutaram contra nazistas na Segunda Guerra Mundial; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Índios integraram batalhão que capturou bandeira do exército de Hitler quando 20 mil alemães se renderam às tropas aliadas em 1945. Venceslau Ribeiro (à direita); o indígena chegou ao posto de segundo sargento na FEB e lutou contra os nazistas na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército/Divulgação

 

 

O calor e a paisagem verde das aldeias de clima tropical foram substituídos pelo branco da neve e um frio que chegava a -15°C em vilarejos italianos. Entre os cerca de 25 mil de soldados brasileiros que combateram as tropas nazistas de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) estavam dezenas de indígenas, de etnias como terena, cadiueu, kinikinau e guarani.

A história dos indígenas brasileiros que ajudaram os Aliados a derrotar as potências do Eixo ainda é pouco conhecida, mas tem sido resgatada. Outro exemplo de resgate da história é sobre a participação feminina, com as enfermeiras voluntárias.

Os indígenas integraram a FEB (Força Expedicionária Brasileira), espalhados em diferentes divisões como infantaria, responsável por atacar e defender, e engenharia,com funções como desmontar armadilhas, desarmar minas e até abrir estradas.

O Brasil declarou guerra a Hitler em 1942, depois que 35 navios brasileiros foram atacados na costa brasileira e 32 afundaram, deixando centenas de mortos. Os soldados embarcaram para a Itália em 1944.

A FEB foi criada especialmente para enfrentar o nazismo no conflito que assolou o mundo. As tropas atuaram na Itália, onde venceram batalhas históricas, como as de Monte Castello e Castelnuovo. Após a derrota de Hitler, a FEB foi extinta pelo governo brasileiro de Getúlio Vargas.

Leia mais na Folha de São Paulo