Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Se for aprovada, Coronavac pode ser aplicada já neste domingo em algumas pessoas; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Segundo apurou o 'Estadão', as primeiras doses podem ser aplicadas durante o pronunciamento do governador João Doria (PSDB), marcado para ocorrer no Hospital das Clínicas logo ao término da votação da Anvisa. Governador João Doria (ao centro) durante coletiva no dia 7 de janeiro que anunciou os dados gerais de eficácia da Coronavac em testes realizados no Brasil Foto: Nelson Almeida/AFP

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reúne a sua diretoria colegiada neste domingo para decidir se permite ou não o uso emergencial da Coronavac e da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Os imunizantes desenvolvidos contra o coronavírus serão distribuídos no Brasil, respectivamente, pelo Instituto Butantã e pela Fiocruz.

O Ministério da Saúde vem afirmando que, caso as vacinas sejam aprovadas, a vacinação em todo o País começaria já na quarta-feira. O ministério, inclusive, planeja um evento, no Palácio do Planalto, em Brasília, para abrir oficialmente a campanha de vacinação. Mas o Estado de São Paulo pode se antecipar e já vacinar algumas pessoas neste domingo mesmo.

Segundo apurou o Estadão, as primeiras doses da Coronavac podem ser aplicadas durante o pronunciamento do governador João Doria (PSDB), marcado para ocorrer no Hospital das Clínicas logo ao término da votação da Anvisa.

Profissionais da saúde de diferentes hospitais do Estado receberam convite para estarem na cerimônia e receberem as primeiras doses da Coronavac. Alguns médicos ouvidos pela reportagem afirmaram que ainda estão em dúvida em comparecer ao evento por considerar o ato político. O presidente Jair Bolsonaro e Doria são adversários e miram a eleição de 2022.

Leia mais em O Estado de São Paulo