Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Incomode-Te - 12 anos de diversidade cultural. Grupo teatral gaúcho celebra aniversário com ciclo de leituras dramáticas e espetáculos on-line, mostra de filmes e estreia de instalação que mescla teatro e artes visuais. 

Detalhes Notícia
O gordo, o magro e o muro Foto: Regina Peduzzi Protskof
Produzido pela Primeira Fila Produções, o projeto Incomode-Te – 12 anos de diversidade cultural celebra o aniversário do grupo teatral gaúcho, um dos mais ativos e premiados do sul do país. Como define o título, as comemorações vão reunir atividades com uma ampla gama de áreas artísticas, incluindo teatro, cinema e artes visuais. Em tempos de pandemia, a tecnologia será a principal aliada para levar aos espectadores essa vasta produção artística, ampliando o alcance das produções ao público.
  A programação terá início no dia 4 de fevereiro, quinta-feira, com a exibição on-line das montagens da elogiada trilogia Da Mão para a Boca, inspirada nas obras do dramaturgo norte-americano Paul Auster: O Gordo, o Magro e o Muro (4, 5 e 6/02), DentroFora (11, 12 e 13/02) e A Vida Dele (18, 19 e 20/04). As peças serão disponibilizadas no canal da companhia no YouTube, sempre às 20h.
  No dia 22 de fevereiro, terá início o ciclo de leituras dramáticas do texto O Caminho das Coisas, de Nelson Diniz. Serão três leituras da mesma obra explorando as possibilidades de abordagem da trama que explora a relação de um casal. O elenco é formado somente por atores convidados: João Carlos Castanha e Heinz Limaverde (dirigidos por Diniz); Adriane Azevedo e Sandra Possani (sob a direção de Liane Venturella); e Arlete Cunha e Sirmar Antunes (direção de Carlos Ramiro Fensterseifer). As apresentações on-line serão promovidas sempre nas últimas segundas-feiras dos meses de fevereiro, março e abril.
  A produção audiovisual dos integrantes da trupe também será disponibilizada para o público. O projeto irá promover o Cine Incomode-Te, uma mostra de cinema virtual de quatro curtas-metragens: Carreira e Adereços, dirigidos por Nelson Diniz, e Reunião e O Olhar do Artista Não Descansa, ambos com direção de Guilherme Carravetta De Carli. As exibições vão ser realizadas nos dias 5, 6 e 7 de março, sempre às 12h30min e 18h.
  Em abril, estão programadas sessões com intérprete de libras e audiodescrição de Palácio do Fim, primeira montagem gaúcha para o texto homônimo de Judith Thompson, que estreou em março do ano passado e teve a temporada interrompida em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Nesse mês, também haverá a estreia de Edifício Cristal, em alguns centros culturais de Porto Alegre. Em uma cristaleira repleta de miniaturas que reproduzem um prédio residencial, o espectador pode acompanhar as narrações que contam as histórias dos moradores que ali vivem.
   O projeto Incomode-Te – 12 anos de diversidade artística foi contemplado pelo Edital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para o fomento à cultura, em atendimento ao previsto à Lei Federal Aldir Blanc (nº 14.017), que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública de 2020.
 
> PROGRAMAÇÃO MOSTRA TRILOGIA DA MÃO PARA A BOCA: 
 
> O Gordo, o Magro e o Muro

> Quando: 04, 05 e 06/02, às 20h, no canal do grupo no youtube .
> Duração: 60 minutos
> Classificação etária: livre
  O Gordo, o Magro e o Muro é uma releitura de Esperando Godot, de Samuel Beckett. Dois grandes ícones do cinema são transpostos para um lugar indefinido que pode ser o céu, a terra ou os campos elísios. Eles m como tarefa construir um muro com 18 pesadas pedras. O trabalho a ser feito é constantemente vigiado e obriga que eles sejam eficientes em suas funções, que não é mais apenas fazer rir.
   Primeira montagem do grupo, o espetáculo estreou em 2008 com outro título – O Gordo e o Magro vão para o céu – e marcou o início da trilogia Da mão para a boca – formada ainda por DentroFora A Vida Dele. Na adaptação da peça para as comemorações de aniversário do grupo, Carlos Ramiro Fensterseifer passa a ter um novo colega de cena, Fábio Cuelli.
Ficha cnica:

Direção: Liane Venturella e Nelson Diniz; Elenco: Carlos Ramiro Fensterseifer e Fábio Cuelli; Iluminação: Nara Maia; Cena Sonora Original: Álvaro RosaCosta; Cenário: Rocco Rodrigo; Figurinos: Carlos Ramiro Fensterseifer.

 
 

> DentroFora

> Quando: 11, 12 e 13/02, às 20h, no canal do grupo no youtube.

> Duração: 60 minutos

> Classificação etária: livre

 

Dentro Fora Foto: Alex Ramires

 

Com doze anos de estrada e vista por milhares de espectadores em 16 estados brasileiros, DentroFora é a primeira montagem gaúcha inspirada no texto Hide and Seek, de Paul Auster. A obra é uma homenagem a uma das mais famosas criações de Samuel Beckett, Dias Felizes.  Na trama, dois personagens – apenas chamados de homem e mulher – se encontram dentro de duas caixas, cada um em uma. Eles resolvem pensar na sua nova condição e relembrar fatos de suas vidas. A peça explicita a imobilidade do ser humano perante a vida cotidiana, a partir de ações interiores da dupla. A produção venceu os Prêmios Açorianos de Melhor Ator (Nelson Diniz) e Melhor Cenário (Élcio Rossini), em 2009. No ano seguinte, conquistou os Prêmios Braskem nas categorias espetáculo e direção (Carlos Ramiro Fensterseifer).

Ficha cnica:

Direção: Carlos Ramiro Fensterseifer; Elenco: Liane Venturella e Nelson Diniz; Cenografia: Élcio Rossini; Figurino: Rocco Rodrigo; Criação de Desenho de Luz: Claudia de Bem; Cena Sonora Original: Álvaro RosaCosta.

 
 
> A Vida Dele

> Quando: 18, 19 e 20/02, às 20h, no canal do grupo no youtube .
> Duração: 60 minutos

> Classificação etária: 14 anos

   Livremente inspirada em Blecautes e FantasmasA Vida Dele tem direção de Ramiro Silveira e dramaturgia assinada pela paulista Michele Ferreira. O espetáculo estreou em 2014 e encerrou a trilogia desenvolvida a partir das obras de Paul Auster. A trama se passa no quarto de um hotel.  Dois personagens espionam um terceiro e discutem sobre essa investigação. Em uma atmosfera de comicidade, a história os leva a um caminho inesperado. Tudo marcado por muito mistério. A peça recebeu oito indicações ao Prêmio Açorianos e arrebatou o Troféu de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular em votação realizada pela internet, em 2014.
Ficha cnica:

Direção: Ramiro Silveira; Dramaturgia: Michele Ferreira; Elenco: Carlos Ramiro Fensterseifer, Liane Venturella e Nelson Diniz; Criação de Desenho de Luz: Claudia de Bem;  Cena Sonora Original: Álvaro RosaCosta; Figurinos: Carlos Ramiro Fensterseifer.