O Grupo Matinal Jornalismo anuncia a contratação da jornalista FêCris Vasconcellos para assumir a gestão de Produto e Estratégia, área recém estruturada na empresa. Com a missão de consolidar a marca no Rio Grande do Sul e ampliar o alcance do conteúdo jornalístico produzido pelo Grupo, a nova gerente vai atuar no desenvolvimento e operação dos produtos jornalísticos, desenho e coordenação macro de processos, gestão de metas e planejamento estratégico. FêCris integra a equipe Matinal Jornalismo desde junho de 2020, quando assumiu a edição e locução do Zap Matinal, um serviço gratuito e diário de transmissão de notícias via Whatsapp. A partir de agora, a jornalista acumula as duas funções.
“Nosso primeiro desafio nessa área é a organização do plano estratégico para 2021 de acordo com as metas, e o desdobramento desse plano em ações já para o primeiro trimestre. O Grupo Matinal Jornalismo, com a ajuda de seus leitores e assinantes, terminou 2020 com um crescimento muito impressionante de público e relevância no cenário regional. Pretendemos fechar este ano ainda maiores, para seguirmos realizando um jornalismo relevante e parceiro do público do Rio Grande do Sul”, afirma FêCris.
FêCris Vasconcellos é professora de cultura digital, jornalismo digital e produção para YouTube do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS. Tem mestrado pela PUCRS, onde estudou influência digital, e doutorado em Comunicação Social, em cotutela pela PUCRS e Universidade Católica Portuguesa, quando estudou crises do jornalismo no contexto digital. Em 2018, foi participante do programa IVLP, do Departamento de Estado dos Estados Unidos, e participou de um curso sobre Educação Midiática em quatro cidades dos EUA. Em duas passagens pelo Grupo RBS, foi repórter, produtora e posteriormente editora-chefe do Kzuka, atuando nas redações de São Paulo e Porto Alegre. Também foi editora de inovação, entretenimento e Vida e Estilo no jornal Zero Hora, quando contribuiu para a virada digital da redação. Foi comunicadora na extinta rádio Pop Rock, onde também produziu e dirigiu programas para a Ulbra TV.
Para Filipe Speck, diretor geral do Matinal Jornalismo, a expertise de FêCris Vasconcellos contribui para o aprofundamento da relação dos veículos que compõem o Grupo com os seus leitores e leitoras. “No final de 2020, nós realizamos um crowdfunding muito bem sucedido (atingimos 110% da nossa meta!), que, além de consolidar a confiança no nosso jornalismo, garantiu uma reserva para investir no crescimento e na oferta de produtos jornalísticos para os diversos perfis”, acrescenta.
Com sede na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o Grupo Matinal Jornalismo surgiu em 2019 da união entre a Matinal News (uma newsletter diária com as principais notícias de Porto Alegre e do RS), a revista digital Parêntese (editada pelo professor Luís Augusto Fischer e focada em entrevistas, reportagens, ensaios, resenhas e crônicas) e o site rogerlerina.com.br (editado pelo jornalista Roger Lerina, com notícias de arte e cultura, artigos, críticas e uma apurada agenda cultural de Porto Alegre e região). O Matinal Jornalismo também busca aproximar-se da comunidade realizando iniciativas como o ZAP Matinal, um serviço gratuito de transmissão de notícias via Whatsapp, criado em maio de 2020.
Os veículos do Matinal Jornalismo produzem e entregam, via newsletters para assinantes, conteúdos locais exclusivos sobre desenvolvimento social e urbano, política, cultura e identidade, com contexto, equilíbrio e independência para oferecer uma abordagem crítica dos fatos. Hoje, o Grupo conta com uma equipe de 15 profissionais qualificados, entre editores, repórteres, designer e social media, além de um time de renomados colaboradores que produzem textos, ensaios, fotografias, desenhos e reportagens com temas e visões que outros canais de informação não abordam.
O Matinal Jornalismo traz o aspecto local para a dimensão global, com uma visão cosmopolita e tendo como horizonte a humanidade. Cultivar a pluralidade – seja ao divulgar um amplo espectro de opiniões, seja ao focalizar mais de um ângulo da notícia – e praticar um jornalismo de excelência são valores do Grupo.
Com pouco mais de um ano de existência, o Grupo acumula prêmios importantes como a Menção Honrosa no 37º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2020, o segundo lugar na categoria Web e o Troféu Antônio Gonzalez de Contribuição à Comunicação Social, ambos no 62º Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo. Em 2020, o Matinal Jornalismo recebeu também os necessários incentivos do Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, do programa Google News Initiative e do Fundo de resposta rápida ao impacto do COVID-19, oferecido pela Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil e pela USBEA.