Após as reuniões deste fim de semana, o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciaram na noite de domingo (22) um acordo “temporário” para manter uma vigilância reduzida das atividades nucleares do país, enquanto seguem as negociações diplomáticas entre os signatários do pacto de 2015, sobre o programa nuclear iraniano.
As discussões entre o Irã e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) produziram um “resultado significativo”, afirmou o porta-voz das Relações Exteriores iraniano, Saïd Khatibzadeh, nesta segunda-feira (22), véspera do prazo definido pelo Parlamento para limitar as inspeções internacionais e no dia seguinte à visita de Rafael Grossi ao país.
Ao retornar a Viena depois de “intensas discussões” em Teerã, o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, afirmou que a legislação iraniana limitando certas inspeções, caso as sanções americanas não sejam suspensas, “existe e será aplicada” a partir desta terça-feira (23), lamentou. No entanto, “seremos capazes de manter o grau necessário de monitoramento e verificação”, acrescentou.
Leia mais em RFI