Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Israel vacina quase metade da população e reabre economia; Exame

Detalhes Notícia
As pessoas que já receberam as duas doses da vacina há mais de uma semana ganham o "Passe Verde", que dá acesso a locais de lazer, como academias, hotéis e cinemas

 

 

Israel reabriu no domingo, 21, parte de sua economia com o governo afirmando que o início do retorno à rotina foi possibilitado por uma campanha de vacinação que já atingiu metade da população. As lojas abriram para todos, mas o acesso a locais de lazer, como academias, hotéis e cinemas foi limitado apenas a quem recebeu as duas doses da vacina há mais de uma semana ou se recuperou da covid. Essas pessoas obtêm o status “Passe Verde” exibido em um aplicativo do Ministério da Saúde.

O uso de máscaras e o distanciamento social ainda estão em vigor. Sinagogas, mesquitas e igrejas foram obrigadas a reduzir pela metade o tamanho de suas congregações. Um ano após o primeiro caso de coronavírus em Israel, a redução das restrições é parte de um plano do governo para reabrir a economia no mês que vem, quando o primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, disputará uma nova reeleição. “Somos o primeiro país do mundo que está se recuperando graças às milhões de vacinas que trouxemos”, tuitou o premiê. “Vacinado? Pegue o ‘Passe Verde’ e volte à vida.”

Leia mais em Exame