Em reunião, nesta quarta-feira, que já estava marcada há duas semanas, antes do triste quadro enfrentado neste momento, com o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, mediada pelo deputado Ernani Polo, representantes do setor apresentaram ao novo dirigente as dificuldades dos segmentos que constituem este polo econômico. A ideia, mesmo que estranha em tal conjuntura, é manter a pauta viva, já que este é um setor que mais sofreu desde o início da pandemia e certamente será o último a retomar com normalidade. E como temos ainda duas semanas significativas pela frente, a manutenção do encontro foi preservada.
A reunião que durou uma hora, basicamente tratou de atualizar o novo dirigente das demandas e dificuldades do setor. A abertura ficou por conta do deputado Ernani Polo que pediu que cada representante fizesse uma breve apresentação, para pontuar ao deputado Gabriel Souza, os segmentos do setor que se faziam presentes.
No pronunciamento do presidente, que se comprometeu de dar continuidade ao trabalho permanente e iniciado pelo deputado Ernani Polo, no ano passado, junto ao Grupo Live Marketing e outros segmentos, para articular inúmeros encontros com o Executivo Estadual. Gabriel enfatizou a importância da vacina e a rapidez que ela deveria ser aplicada, para evitar um ciclo maior de contaminação. Além de lembrar a votação de ontem, do Projeto de Lei nº 11, que autoriza o governo do estado a usar recursos próprios para a comprar de vacinas contra o Covid-19. Reafirmou ainda que com ele, o deputado Ernani Polo permanecerá como eixo e interlocutor junto ao setor e disse: “estaremos com toda a força política da Assembleia Legislativa, em nome dos senhores, até mesmo pelo sério risco do setor, pois todos passam por grande dificuldade. Sou 100% solidário. E para ajudá-los precisamos fazer um ponto a ponto com as autoridades competentes. Vamos continuar juntos”.
Contudo, além da importância da vacinação contínua, outros dois pontos foram focos do encontro:
1) a atualização dos protocolos, nas bandeiras laranja e vermelha, para quando esta pior crise passar, o setor já esteja em condições de retomar em outro patamar.
2) E a necessidade de flexibilização urgente do crédito bancário, via BRDE. Esta pauta específica precisa ser tocada com maior sensibilidade, pois as realidades do setor são muito distintas.
O Grupo Live Marketing RS reunirá as demandas principais do setor e encaminhará ao presidente do Executivo Legislativo, em no máximo uma semana.