Porto Alegre, quarta, 09 de outubro de 2024
img

Caxias do Sul enfrenta debandada de médicos no pior momento da pandemia; Época

Detalhes Notícia
Município sofria com a falta de leitos de UTI para Covid-19 e agora também lida com a escassez de profissionais de saúde; desde janeiro, são 35 desligamentos registrados.  Profissional de saúde aplica teste de Covid-19 em Caxias do Sul Foto: Divulgação

 

 

Em 2021, um fenômeno curioso tem se agravado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Durante os primeiros meses do ano, a cidade costuma enfrentar evasão de médicos na rede pública por conta dos resultados de programas de residência. Normalmente generalistas, os profissionais que atuam nas unidades de saúde administradas pela Prefeitura, são aceitos nos concursos e deixam os cargos para se dedicarem a especializações em outros hospitais. Desde janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já soma 35 desligamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Temos muitos médicos que acabam realizando concursos ou aderindo a contratos temporários enquanto não passam em provas de residência médica. Nos início de anos, quando ocorrem as seleções de residentes, eles passam nesses exames e acabam saindo do serviço público para terminar a formação na especialidade que almejam”, explica a secretária Municipal de Saúde, Daniele Meneguzzi. “Acaba que, por vezes, é mais economicamente atrativo para alguns médicos ir para a rede privada ou para outros municípios”, acrescenta.

Leia mais em Revista Época