Após toda a expectativa gerada com os anúncios de altas vendas de barbeadores ou robôs de aspirador e outros itens para ajudar na quarentena das famílias, a indústria de eletroeletrônicos e eletrodomésticos amargou queda de quase 2% nas vendas totais em 2020 ante o ano anterior, segundo resultado que a Eletros, associação do setor, vai divulgar nesta sexta (12). O resultado surpreendeu, mas foi considerado positivo, segundo Jorge Nascimento, presidente da Eletros.
O baque foi no segmento de eletroportáteis, justamente o do aspirador robozinho, que virou febre na quarentena da classe média quando a rotina dos empregados domésticos foi suspensa. A venda total da categoria, que inclui outros cerca de 500 produtos, caiu 10% no ano.
O aspirador não é significativo no resultado setorial. Foi a sensação da indústria em 2020, mas é um produto caro e restrito. Outros protagonistas, como o ferro de passar e a lavadora de alta pressão tiveram desempenhos fracos.
Os portáteis cresceram por alguns meses. “Mas de uma hora para a outra, caiu. Teve um redirecionamento. Quando a quarentena se estendeu, a prioridade foi deixar a casa confortável, com ar-condicionado, TV no quarto e lava-louça”, diz Nascimento, que atribui o desempenho ao auxílio emergencial.
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