Porto Alegre, quinta, 10 de outubro de 2024
img

Conheça os conselheiros de Lula em sua volta à cena política; O Globo

Detalhes Notícia
Petista tem mantido conversas on-line e ao telefone com ex-ministros como Aloizio Mercadante e governadores do partido, como Jacques Wagner (BA). Aloizio Mercadante foi ministro no governo Dilma Rousseff Foto: André Coelho/26-1-2016

 

 

Ex-ministros dos governos petistas são maioria no grupo que assessora atualmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recuperou os direitos políticos após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, em 8 de março. Aloizio Mercadante, Alexandre Padilha e Celso Amorim têm conversas quase todos os dias com o líder petista e o ajudam a se aprofundar nos temas do debate nacional, principalmente nas questões ligadas ao efeito da pandemia na saúde e na economia.

Desde o começo da pandemia, Lula, que sempre foi adepto de conversas olho no olho e vive mais no mundo analógico, tem se rendido a reuniões por plataformas de internet e gastado mais tempo ao telefone. Com 75 anos, ele faz parte do grupo de risco para a Covid-19 e tomou a primeira dose da vacina no último dia 13. Tenta fazer do apoio à prevenção um dos contrapontos em relação ao presidente Jair Bolsonaro, que já chamou o imunizante de “vacina chinesa” e disse que as pessoas poderiam virar “jacaré” como efeito colateral.

Leia mais em O Globo