Marcelo Gazen é o novo diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Ex-titular da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, o advogado foi escolhido pelo governador Eduardo Leite e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, pelo perfil técnico.
A posse foi realizada na tarde desta quinta-feira (15/4), na Secretaria de Logística e Transportes, e transmitida pelas redes sociais. Gazen sucede na EGR a Urbano Schmitt, que foi convidado para assumir o cargo de secretário adjunto de Planejamento e Assuntos Estratégicos da capital.
“Gazen tem experiência em licitações, contratos públicos, concessões e parcerias público-privadas, portanto reúne qualidades técnicas alinhadas à nossa gestão”, ressaltou Costella. “A EGR seguirá com um trabalho direcionado para a modernização de seus processos, buscando a conclusão e a entrega dos serviços de que a sociedade gaúcha tanto necessita.”
Aos 41 anos, Marcelo Gazen será o diretor-presidente mais jovem a assumir a EGR, fundada em 2012. “Quero fazer uma gestão profissional, baseada em planejamento e gestão de processos, pessoas e indicadores, buscando assim maior eficiência da empresa e excelência no atendimento ao usuário”, afirmou.
O novo diretor-presidente almeja incorporar mais inovação à empresa, com melhorias no atendimento e na comunicação e o uso de novas tecnologias de manutenção e conservação das estradas. “Também vamos implementar novos modelos de negócios capazes de diminuir o custo e buscar novas receitas, qualificando ainda mais os 900 quilômetros de rodovias administradas pela EGR”, destaca.
CURRÍCULO
Marcelo Gazen é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Ulbra (2002). Tem pós-graduação em Direito Tributário e Econômico Financeiro pela UFRGS (2006) e cursa MBA em Concessões e Parcerias Público-PrivadaS pela FESPSP e London School Economics.
Tem experiência de 20 anos na área de licitações e contratos públicos, concessões e parcerias público-privadas, atuando como consultor jurídico, parecerista e palestrante em cursos sobre licitações e contratos administrativos. É árbitro da Câmara de Arbitragem da Federasul. Tem expertise na análise de editais, estruturação de projetos, gestão de contratos administrativos, gerenciamento de risco e negociações junto aos órgãos governamentais, atuando também junto aos órgãos de controle.
De abril de 2019 até 31 de dezembro de 2020, atuou como secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre na gestão do prefeito Nelson Marchezan Júnior. Como secretário, foi responsável pela reestruturação da pasta, criação de novas legislações, gestão de aproximadamente 300 funcionários e de mais de 350 obras públicas, com um orçamento anual em torno de R$ 350 milhões. De outubro de 2020 até o presente momento, atua como presidente do Conselho Fiscal da Companhia de Processamento de dados do Município de Porto Alegre (Procempa).