Porto Alegre, sábado, 12 de outubro de 2024
img

Se enviados a SP, processos contra Lula têm futuro incerto, mas podem cair em vara na qual ele já é réu; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Áreas da Justiça que já cuidam de acusações sobre instituto e de Lulinha estão entre leque de hipóteses. Miguel Schincariol/AFP

 

 

A proposta do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, pelo envio dos processos da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Lula a São Paulo, e não ao Distrito Federal, abre um leque de possibilidades sobre eventuais magistrados responsáveis pela condução dessas ações.

A avaliação de advogados criminalistas e de integrantes do Ministério Público consultados pela Folha é a de que a maior probabilidade é que os autos, caso sigam para São Paulo, sejam sorteados entre as três varas federais da capital paulista que julgam acusações relacionadas a lavagem de dinheiro.

A Justiça Federal de São Paulo não se manifestou.

Nessas três varas tramitam ou tramitaram outros casos que têm ligação com Lula. Mas os processos, provavelmente, não seriam distribuídos por conexão com esses processos —ao contrário do que aconteceu no Paraná, onde as ações penais da Lava Jato ficam com a 13ª Vara Federal por suposto envolvimento com o esquema da Petrobras.

Leia mais na Folha de São Paulo