Porto Alegre, quinta, 17 de outubro de 2024
img

RS: Ônibus em Santa Maria não terão cobradores nos fins de semana; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Medida valerá, também, nos feriados; decisão foi tomada para diminuir prejuízos às empresas do setor /CARLOS NUNES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

A prefeitura de Santa Maria publicou um decreto que prevê mudanças na maneira como será feita a cobrança tarifária do transporte público. Assim, excepcionalmente durante a pandemia, as empresas deverão operar com 50% dos horários determinados sem a presença de cobrador. A determinação é válida para a escala de viagens mensais das empresas de transporte público.

O decreto considera uma série de fatores, e um deles está ligado à necessidade de redução de custos do sistema de transporte público do município. Contudo, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, salienta que a medida não foi tomada prevendo demissões. Ele esclarece que, durante a pandemia, o sistema de transporte público municipal atua no vermelho devido à redução de passageiros, e as decisões do decreto buscam manter as empresas em funcionamento, para prevenir danos maiores à comunidade santa-mariense e evitar um possível colapso do serviço, que é essencial.

“Imagine o dano à população se o serviço de transporte público entrar em colapso e deixar de funcionar? São medidas necessárias e tomadas com muita responsabilidade, que visam à proteção do sistema de transporte coletivo. Temos, hoje, um passivo financeiro sendo criado. O sistema opera no vermelho e, se seguirmos assim, pode acarretar no colapso do sistema e, por consequência, demissões em massa”, afirmou.

Leia mais no Jornal do Comércio