Porto Alegre, sábado, 19 de outubro de 2024
img

Covid: 20% das pessoas entre 54 e 59 anos ainda não foram se vacinar em Porto Alegre; Sul 21

Detalhes Notícia
SMS alerta que risco de trombose é 'infinitamente' maior em casos de contaminação pelo vírus. Diretor de Vigilância em Saúde da SMS, Fernando Ritter | Foto: Alex Rocha/PMPA

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre está reforçando nesta semana o chamado para que as pessoas compareçam aos postos de vacinação nas datas indicadas para as suas faixas etárias e não adiem a imunização na espera de vacinas que não estão disponíveis no momento. Em conversa com a reportagem, o diretor da Vigilância em Saúde da secretaria, Fernando Ritter, afirmou que a Prefeitura tem percebido uma queda na cobertura vacinal à medida que a imunização do público em geral avança.

Ritter diz que a SES vem fazendo uma análise diária da vacinação e tem chamado a atenção o fato de que muitas pessoas abaixo dos 59 anos não têm comparecido aos pontos de vacinação, o que, segundo ele, não vinha acontecendo nos grupos anteriores.

O diretor da SMS afirma que, na população acima de 60 anos, a expectativa era vacinar 221 mil pessoas, mas já foram vacinadas 250 mil deste grupo, acima de 100% da meta. Ele pontua que os trabalhadores da educação, da segurança e profissionais da saúde também apresentam uma alta procura pela vacinação. Contudo, o mesmo não vem acontecendo nas faixas etárias entre 54 e 59 anos.

“A faixa de 59 anos, que começou no dia 5 de junho, a gente tinha 16.459 pessoas a serem vacinadas, ainda faltam vacinar 7,3%. Agora, se eu estender isso para o público até 54 anos de idade, que já tem quatro dias de vacinação, contando até ontem, eu tenho 28% de 54 anos que não foram se vacinar, 30% das pessoas de 55 anos que não foram se vacinar, 23% das pessoas com 56 anos. Ou seja, entre 54 e 59 anos, eu tenho 21.435 pessoas que não se vacinaram, representando 20%, ou seja um quinto das pessoas. Isso chama a atenção porque daí nós vamos chegar lá em setembro, que é a meta de vacinar 70% da população e vou estar disponibilizando a vacina para os 18 anos de idade, mas de20% a 15% da população não quiseram se vacinar. Isso nos preocupa”, afirma.

Leia mais em SUL 21