O junho das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro é também o mês dos namorados. Para unir a temática do amor e das comemorações populares, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove o encontro entre um artista da cena local e um grande nome da música brasileira. Philipe Philippsen recebe Marcelo Jeneci com o show “Todo amor por uma sanfona”, um convite à celebração no aconchego doméstico, regada a comes e bebes da estação no ritmo de dois músicos identificados com o instrumento mais conhecido como gaita ou “cordeona” no Rio Grande do Sul.
Philipe Philippsen é ator, músico, artista de rua e colabora com diversos grupos e companhias de teatro do Rio Grande do Sul. Desde 2012, desenvolve o show “Música para Três Pulmões”, no qual apresenta grandes sucessos da música pop em versão para voz e acordeon. Com forte influência do legado da parceria Nico Nicolaiewsky e Hique Gomez, em “Tangos e Tragédias”, Philipe mistura música e humor nas interações com o público de rua no tradicional Brique da Redenção, em Porto Alegre. O gaiteiro do Brique, que começou nas ruas de Nova York, já levou sua música para diversas cidades do Brasil e do exterior, como Lisboa, Berlim, Paris e Munique.
Considerado um dos maiores artistas da atual música brasileira Marcelo Jeneci é celebrado por nomes como Marisa Monte, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Chico César, Elza Soares e Marina Lima, entre outros. O músico insere a inseparável sanfona – que ganhou de Dominguinhos – em um contexto contemporâneo de sintetizadores, beats programados, arranjos sinfônicos, melodias e letras marcantes. Seu terceiro disco, “Guaia” (2019), é considerado uma obra prima pela crítica especializada. Marcelo Jeneci mantém ainda um intenso projeto paralelo com o Quinteto da Paraíba, grupo do movimento da música armorial nascida no Brasil profundo.
Casa Virtual Especial – Todo Amor Por Uma Sanfona
Quando: 30 de junho | quarta-feira
Horário: 20h
Onde: Instagram @ccmarioquintana