Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Pesquisa comprova benefícios a pacientes com retirada de sonda 24 horas após cirurgia de câncer de próstata

Detalhes Notícia
Estudo realizado no Hospital Moinhos de Vento demonstrou melhores resultados oncológicos e funcionais e reduziu o tempo com sonda que poderia chegar a 10 dias.

Os resultados de um estudo desenvolvido no Núcleo de Medicina Robótica do Hospital Moinhos de Vento são animadores no que se refere à recuperação de pacientes com câncer de próstata. Após a cirurgia para a retirada do tumor, é deixada rotineiramente uma sonda no pênis do paciente pelo período de sete a dez dias. Com o protocolo da pesquisa, o tubo pode ser retirado em 24 horas após o procedimento, ainda no hospital. Assim, de forma inédita, é possível ir para casa sem a sonda vesical.

De acordo com o chefe do Núcleo de Medicina Robótica e autor do estudo, André Berger, a nova metodologia diminui possibilidades de infecção, além de permitir a volta mais cedo do paciente às suas atividades habituais. A pesquisa descrevendo o novo protocolo e resultados foi publicada no British Journal of Urology, um dos mais importantes da especialidade médica. “O uso das mais modernas tecnologias aliado à experiência do time cirúrgico e a implementação de protocolos para otimizar a recuperação impactam positivamente nos desfechos oncológicos e funcionais auxiliando na manutenção da qualidade de vida” afirma o médico, destacando que a estratégia inovadora resolve algumas das maiores queixas dos pacientes.

Além disso, o trabalho revela dados significativos de controle oncológico: a porcentagem de margens livres, ou seja, a retirada completa do câncer, foi de 86%.  A taxa de controle de urina e ereções após a cirurgia ficaram em 95% e 81%, respectivamente, num período de 3 meses, sendo que a maioria teve retorno funcional extremamente precoce.

A pesquisa também envolveu a Universidade do Sul da Califórnia, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Medicina de Precisão e melhores desfechos

Para o superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Antonio Nasi, os resultados são fruto do investimento da instituição em Medicina de Precisão.  “Hoje temos o maior programa de cirurgia robótica urológica da região sul, com um dos maiores volumes de procedimentos para o tratamento do câncer de próstata com essa tecnologia. Com mais precisão nesse tipo de procedimento, aliando a expertise da equipe médica às melhores práticas e ao que há de mais avançado que a medicina de ponta nos oferece, nossos pacientes poderão ter os melhores desfechos, com um pós operatório com menos dor, com recuperação mais rápida e melhor qualidade de vida”, conclui Nasi.

Formação com referências e imersão internacional

A Urologia é uma das especialidades médicas que mais utiliza a cirurgia robótica. Entre as principais indicações do recurso na área, estão os pacientes com tumores de próstata, rins e bexiga. No entanto, um dos problemas no desenvolvimento desse tipo de procedimento no Brasil reside na dificuldade de acesso ao treinamento dos cirurgiões.

Visando maior qualificação de profissionais, a Faculdade Moinhos de Vento começou a oferecer para médicos urologistas a extensão em Cirurgia Robótica Urológica. O curso, que já está em sua segunda edição, tem como objetivo promover o conhecimento básico e avançado sobre o tema.

André Berger, um dos brasileiros pioneiros em cirurgia robótica, destaca que os alunos do curso têm a oportunidade de aprender tanto em aulas teóricas como práticas com alguns dos maiores especialistas do país e do mundo na área. “No programa robótico urológico do Hospital Moinhos, são realizados procedimentos extremamente avançados, oferecidos apenas em conglomerados de referência mundial, com resultados oncológicos e funcionais que também estão entre os melhores do mundo”, salienta.

Composto por seis encontros mensais, nas sextas e sábados, das 7h às 18h, no Hospital Moinhos de Vento, o curso totaliza 120 horas. Além disso, serão 40 horas de simulação robótica em horário pré determinado e dedicado exclusivamente para cada aluno. Os profissionais terão ainda a opção de fazer uma imersão internacional na tecnologia. Esse módulo será realizado na University of Southern California (USC), em Los Angeles, instituição referência mundial em cirurgia robótica.

Para mais informações sobre o conteúdo, corpo docente, programação e inscrições, clique aqui.