Porto Alegre, segunda, 21 de outubro de 2024
img

Em meio a onda de calor, Canadá registra 134 mortes e bate recorde de 49,5 graus; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Segundo polícia, idosos são a maioria das vítimas; partes do noroeste dos EUA também foram atingidas. Homem se refresca em estação pública em Vancouver, no Canadá Foto: Jennifer Gauthier/REUTERS

 

 

Ao menos 134 pessoas morreram desde a última sexta-feira na cidade canadense de Vancouver, em meio a uma onda de calor sem precedentes no oeste do Canadá e partes do noroeste dos EUA, informaram autoridades nesta terça-feira, 29. “Ainda estamos investigando, mas acreditamos que o calor é um fator que contribuiu para a maioria das mortes”, disse Michael Kalanj, da Real Polícia Montada do Canadá, acrescentando que a maioria das vítimas era de idosos. Nesta terça-feira, o Canadá registrou 49,5 graus, a maior temperatura de sua história.

Escolas e clínicas de imunização fecharam e uma competição pré-olímpica foi adiada em razão das temperaturas recordes na segunda-feira. Em Portland, no Estado do Oregon, e em Seattle, no Estado de Washington, conhecidas pelo clima temperado e úmido, a temperatura atingiu o nível mais alto desde que os dados passaram a ser registrados, em 1940. O verão no Hemisfério Norte começou no domingo e a onda de calor deve continuar por mais alguns dias.

A temperatura atingiu 46,1 graus Celsius no aeroporto de Portland, ao meio-dia de segunda-feira, após bater o recorde de 44,4 graus no domingo, chegou a 41,6 graus em Seattle, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS, na sigla em inglês).

Leia mais em O Estado de São Paulo