Porto Alegre, terça, 22 de outubro de 2024
img

Santa Maria apresenta proposta para equacionar o transporte público; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Medidas têm o intuito de evitar que as empresas pleiteiem o aumento da passagem, atualmente em R$ 4,20 /ARIÉLI ZIEGLER/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Após uma série de debates na cidade, a prefeitura de Santa Maria anunciou medidas para evitar o aumento da tarifa do transporte público municipal e, também, para a manutenção do funcionamento do sistema. Dentre os pontos que serão incluídos na proposta está a isenção extraordinária da cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para as atividades de transporte coletivo, redução do valor da tarifa aos domingos e feriados, a fim de atrair passageiros em dias que costumam ter baixo movimento e alteração na cobrança da passagem integrada. Com isso, o valor da passagem segue em R$ 4,20.

A isenção da cobrança do ISSQN está proposta em projeto de lei, que foi levado para apreciação da Câmara de Vereadores em regime de urgência. Já a redução do preço da tarifa aos domingos e feriados e a alteração na passagem integrada estão estabelecidas em um decreto, publicado no início deste mês.

Quanto à tarifa integrada, há uma vantagem para o passageiro, o intervalo de tempo para fazer uso desse benefício passa de 40 minutos para 1 hora entre a utilização do primeiro e do segundo ônibus. O valor da tarifa integrada será equivalente a 50% do preço da tarifa integral do sistema de transporte público urbano, ou seja, ao utilizar o segundo ônibus, o usuário pagará metade do valor.

Leia mais no Jornal do Comércio