Porto Alegre, terça, 22 de outubro de 2024
img

Secretaria da Saúde atribui à reabertura de escolas os surtos de Covid-19 em Porto Alegre; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Prefeito Melo criticou decisões judiciais que impediam a retomada e garantiu que escolas eram ambiente seguro MATEUS RAUGUST/PMPA/JC

 

 

Em seu último boletim epidemiológico, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma categoricamente que a volta às aulas presenciais em Porto Alegre foi responsável pelo aumento na ocorrência de surtos de Covid-19 na cidade nas últimas seis semanas. “A abertura das escolas impactou na tendência de queda dos surtos que vinha sendo observada. O aumento observado nas 6 últimas semanas é claramente devido a surtos observados em escolas”, destaca o documento.

As aulas presenciais na Capital foram retomadas no dia 29 de abril, após a adoção da bandeira vermelha no já extinto modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. O prefeito Sebastião Melo e a secretária municipal de Educação, Janaína Audino, foram dois dos mais insistentes defensores do retorno dos alunos para as salas de aula, garantindo que estudantes, professores e funcionários teriam segurança a partir da adoção de protocolos rígidos, com vistas a evitar a contaminação da comunidade escolar. No entanto, pelos dados apresentados pela SMS, não foi isso o que ocorreu.

Leia mais no Jornal do Comércio