Porto Alegre, terça, 22 de outubro de 2024
img

Agronegócio bate recordes e cidades do interior veem salto no consumo de luxo; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Receita agrícola, que já vinha em alta, vai explodir 53% em 2021, espalhando-se para o varejo e serviços, inflando vendas de aviões e carros de luxo; bancos se movimentam para administrar a fortuna de quem ganha dinheiro longe das capitais. Kyt vai usar novo avião para se deslocar de Goiânia até fazendas no Maranhão Foto: Wildes Barbosa/ Estadão Conteúdo

Produtor de soja na divisa do Maranhão com o Pará, Gerson Kyt decidiu fixar a residência da família no condomínio Alphaville Flamboyant, residencial de luxo em Goiânia (GO), a “capital do agronegócio”. Para encurtar o deslocamento para suas fazendas, comprou em junho um avião turboélice da americana Piper, modelo Matrix. Kyt é um exemplo da ascensão de riqueza vivida nos grandes polos de agronegócio do País, após anos de safras recordes e preços nas alturas.

Esse ciclo de bonança teve sua força renovada neste ano. A receita agrícola com a produção de grãos e culturas perenes deve chegar a R$ 787,9 bilhões – um salto de 53% sobre 2020, segundo projeções da consultoria MacroSector, que leva em conta dados de produção do IBGE e de preços da FGV. Os produtores de grãos devem puxar a expansão da renda, com faturamento de R$ 594,1 bilhões, alta de 68% ante o ano anterior.

Leia mais em O Estado de São Paulo