Os críticos do passaporte sanitário saíram às ruas de várias cidades da França neste sábado (14), pela quinta semana consecutiva, para protestar contra a obrigatoriedade do dispositivo, que se tornou necessário para acessar a maioria dos locais públicos. Segundo o Ministério do Interior, 217 manifestações foram registradas, reunindo mais de 200 mil pessoas em todo o país.
De acordo com as autoridades francesas, 214 mil pessoas desfilaram – muitas delas sem máscara de proteção. O número é considerado alto, já que a manifestação acontece em um dos fins de semana mais calmos do calendário francês, no meio das férias de verão no hemisfério norte e em pleno feriado religioso ( Assunção de Nossa Senhora), o que geralmente esvazia as passeatas. No entanto, a participação foi inferior à registrada na semana passada, quando 237 mil pessoas marcaram presença nos diferentes cortejos.
Os protestos desde sábado foram relativamente pacíficos. Porém, 11 pessoas foram detidas e um policial ficou ferido, segundo o balanço divulgado pelo governo às 19h pelo horário local (14h em Brasília).
Leia mais em RFI