Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

RS: Projeto Vidas Importam marca retomada dos serviços no Vida Centro Humanístico

Detalhes Notícia
Governador Leite circulou pelos espaços do Vida Centro e conversou, entre outros, com o Grupo Família Migrantes - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

 

 

O governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (18/8), o projeto Vidas Importam, que marca a retomada das atividades de acolhimento e prestação de serviço público no Vida Centro Humanístico, na zona norte de Porto Alegre. O foco dos serviços oferecidos no centro são pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.

No lançamento, o governador Eduardo Leite e o líder do coletivo independente Cozinheiros do Bem, Júlio Ritta, assinaram um termo de cooperação técnica entre o governo do Estado, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e o grupo, que produz marmitas para distribuição entre moradores de rua. A partir da assinatura, o Vida Centro Humanístico se tornou a sede do coletivo.

“É revigorante estar aqui, na ponta, no Vida Centro, para celebrarmos a retomada das ações neste espaço, que agora também cresce com a chegada da sede do Cozinheiros do Bem. Depois de muito trabalho e muito diálogo conseguimos recuperar a situação fiscal do Estado. Agora, temos capacidade financeira para investir e transformar nossos espaços. Podemos planejar, olhar um espaço como esse, ver o que foi feito aqui de tão bonito e pensar o que nós, como poder público, podemos fazer para melhorá-lo”, disse o governador.

Projetos que já estão funcionando, como é o caso do Cozinheiros do Bem, podem ser ampliados com o apoio do Estado. “Acredito muito nessa capacidade de, em vez de inventarmos serviços novos, reconhecermos o que já existe e dar suporte para que funcione melhor. Já temos parte da sociedade mobilizada, voluntários de muitas entidades e instituições, que já fazem um trabalho muito bonito, que precisa de força e de apoio. E é isso que estamos fazendo aqui”, explicou.

Leite ainda circulou pelos espaços do Vida Centro e conversou com o clube de mães, com o
Grupo Família Migrantes, com membros do Projeto Maturidade – Instituto Pró-Saúde, alunos do Grupo Dança POD e alunos que cursavam aulas de português para Imigrantes. Leite também almoçou uma refeição servida pelo projeto Cozinheiros do Bem – estrogonofe, batata palha, arroz e salada, com cupcakes de sobremesa.

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Ronaldo Nogueira, ressaltou que o principal interesse do projeto Cozinheiros do Bem é servir ao próximo, e que isso vai ao encontro de todas as ações e programas do governo do Estado que visam criar um mundo melhor.

O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, agradeceu a todos que se envolveram na concretização da parceria firmada entre o governo do RS e o projeto. De acordo com Júlio Ritta, o Cozinheiros do Bem também pretende utilizar o espaço para oferecer cursos de capacitação e uma horta comunitária..

Vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, a FGTAS administra o Vida, espaço de cidadania com ações de saúde, trabalho, lazer, educação, esporte e cultura.