Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Melo nomeia prefeitos para o Parque da Redenção e duas praças do Jardim Itu

Detalhes Notícia
Sebastião Melo nomeou Roberto Ivan Jakubaszko como o prefeito da Redenção. Mateus Raugust/PMPA

 

 

Neste sábado, dia 18, o prefeito Sebastião Melo entregou o crachá e certificado para três novos Prefeitos de Praça. Com as nomeações, a Capital possui 16 praças com algum cidadão exercendo o cargo voluntário e auxiliando o município na zeladoria da cidade. Um dos espaços que ganhou Prefeito de Praça foi o Parque da Redenção que no domingo completa 86 anos. Além das nomeações, foram assinados o Pacto de Governança com membros da Comunidade e entregue a revitalização de uma das praças.

“A política é a forma mais elevada de se fazer o bem estar. Nossas parcerias com a sociedade buscam sempre o melhor de cada bairro e espaço. Estamos cuidando do presente, mas mirando o futuro. Cuidar dos espaços públicos é zelar por uma Porto Alegre melhor”, destacou Melo.

O primeiro Prefeito de Praça do sábado foi o José Paulo da Silveira para a Praça das Amoras, no bairro Jardim Itu. Morador da localidade desde 1997, Silveira, em conjunto com outros moradores, transformou o espaço, que era foco de lixo, em um local a ser ocupado por todos. “ Há 20 anos, esse se tornou o quintal de muitas das casas aqui do entorno”, falou o morador.

Na praça Lino Augusto Schiefferdecker, João Antonio de Souza Filho ocupará o cargo voluntário. Na região, ele é conhecido por estar sempre em busca de soluções e lutar pela boa conservação do ambiente. “Já organizei mutirão com os moradores para fazermos a capina, quando foi necessário. A praça está sempre cheia, é um espaço em que criei meus netos”, conta Souza.

Já no Parque Farroupilha, popularmente conhecido como Redenção, Roberto Ivan Jakubaszko foi nomeado. Morador da região há 70 anos, é frequentador desde os seis anos de idade e integra o conselho de usuários do parque. “Faça chuva ou faça sol estou sempre na Redenção. Já fiz grandes amigos e tenho o maior respeito pelas pessoas que por aqui circularam”, comentou. “A Redenção é um dos principais pontos da cidade. Faz parte de nossa história, um símbolo da Capital, que representa muito todos nós”, reforçou o prefeito Melo.

Parceria – O Prefeito da Praça é responsável por auxiliar o município a cuidar dos espaços públicos, acompanhando os serviços de manutenção feitos pelos parceiros e deverá comunicar problemas para que a prefeitura ou adotante possa realizar a ação necessária.

“Estamos percebendo um grande comprometimento da população com o projeto. O prefeito da praça tem prioridade no atendimento das demandas encaminhadas para a prefeitura. Queremos que essa cultura e a sensação de pertencimento da cidade se multiplique. Quando a comunidade se envolve vemos maior cuidado e comprometimento com o bem público”, salientou a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini. A comunicação com a prefeitura é feita através do e-mail prefeitodapraca@portoalegre.rs.gov.br.

Capital já possui 16 praças com algum cidadão exercendo o cargo voluntário
Praça Revitalizada – A praça Lino Augusto Schiefferdecker foi revitalizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb). Durante a nomeação do Prefeito da Praça, Melo e os secretários também verificaram in loco as benfeitorias realizadas no local. A prefeitura investiu R$ 61,8 mil para a pintura dos equipamentos de ginástica, brinquedos, bancos, substituição de telamento da quadra, pintura das goleiras e demarcações da quadra poliesportiva.

Para o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, as praças de Porto Alegre são espaços importantes para que as pessoas possam usufruir momentos de lazer no bairro. “Estamos investindo na revitalização desses locais, com a recuperação de bancos, brinquedos e mantendo a grama em dia. Desde o início do ano já entregamos 78 praças revitalizadas. E a nomeação de representantes oficiais é um passo importante na preservação dos serviços realizados”, afirmou:

Pacto de Governança – O pacto consiste num acordo celebrado entre agentes públicos e comunitários para selar as responsabilidades na realização e no cuidado das benfeitorias. O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, apresentou o gestor da subprefeitura e o chefe de democracia da região Eixo-Baltazar como a porta de entrada para i contato e as demandas da comunidade. “Precisamos que os moradores nos ajudem e compartilhem conosco a responsabilidade no cuidado com a cidade”, destacou.