Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Pioneiro, Conjunto Farroupilha levou música do RS ao exterior e gravou Prenda Minha; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Formado há 73 anos, em 20 de setembro de 1948, na Rádio Farroupilha, grupo foi primeiro a levar música do RS ao exterior. GEM/UFRGS/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Dois anos após ter sido criado, em setembro de 1950, o Conjunto Farroupilha pela primeira vez saiu do Estado, quando foi para São Paulo representar as emissoras associadas de Chateaubriand, na primeira transmissão de televisão do Brasil, na TV Tupi. Iniciava ali uma saga que, pelas asas da Companhia Rio-Grandense de Aviação, a Varig, levou o grupo (em atividade até 1993) a se apresentar em países como China, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos. Por onde passou, em cinco continentes, o conjunto deixou uma indelével impressão no público e crítica, especialmente pelos atributos técnicos e beleza dos arranjos de suas canções.

Um dos primeiros grupos vocais brasileiros a unir vozes femininas e masculinas, numa época em que isso era uma prática incomum, o Conjunto Farroupilha surgiu a partir de uma ideia da soprano Inah Vital, solista da orquestra da Rádio Farroupilha. Inah reuniu em torno de si, inicialmente, os músicos Tasso José Bangel (com o qual depois ela se casaria, adotando o sobrenome dele), o também casal Danilo Vital de Castro (irmão de Inah) e Estrela d’Alva Lopes de Castro e Alfeu de Azevedo. O quinteto, guardada as devidas proporções, por causa de seus dois casais, era uma espécie de “ABBA dos Pampas”.

Leia mais no Jornal do Comércio