Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Polícia francesa tenta esclarecer tráfico de cocaína embarcada em navio que fez escala na Bahia; RFI

Detalhes Notícia
Reportagem sobre o carregamento de cocaína proveniente do Brasil no jornal Le Parisien/Aujourd'hui en France. © DR

O organismo francês de combate ao narcotráfico Ofast tenta desvendar um misterioso embarque de 1,127 tonelada de cocaína ocorrido no Brasil em setembro, em um navio que tinha como destino os portos de Antuérpia, na Bélgica, e Roterdã, na Holanda. A droga, de valor estimado em € 40 milhões, não chegou a quem fez a encomenda, porque o cargueiro foi interceptado pela polícia marítima francesa em 1° de outubro e imobilizado no porto de Dunquerque (norte).

A história envolvendo o cargueiro “Trudy” daria um roteiro de filme policial. Nesta quarta-feira (13), o jornal Le Parisien reconstitui as etapas das investigações, depois de ter tido acesso aos depoimentos da tripulação.

A embarcação, com bandeira da Libéria, transportava um carregamento de caulim, um tipo de argila muito branca usada na indústria de cerâmica e porcelana. Quando decidiram vistoriar o navio de 180 metros de comprimento no início do mês, apesar da centena de compartimentos, os policiais franceses levaram apenas uma hora e meia para encontrar a tonelada de cocaína distribuída em 40 sacos escondidos na sala de ginástica do navio. Vinte marinheiros de várias nacionalidades – etíopes, romenos, filipinos – foram detidos e 19 deles indiciados na Justiça.

Leia mais em RFI