Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Evento domingo no Parcão orienta sobre reanimação cardiopulmonar. Hospital Moinhos de Vento realiza atividade gratuita sobre procedimento que pode salvar vidas

Detalhes Notícia
Das 10h às 13h, profissionais estarão no local, ensinando as manobras em mais de 15 bonecos de simulação.

 

Estima-se que, anualmente, 17 milhões de pessoas morrem em decorrência de paradas cardíacas em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 360 mil por ano e 800 por dia — uma a cada 90 segundos. Orientar e preparar a população para atuar numa situação dessas é essencial para salvar vidas e minimizar sequelas. Para conscientizar as pessoas sobre esse tema, o dia 16 de outubro é celebrado como o Dia Mundial da Ressuscitação Cardiopulmonar.

Trata-se de um conjunto de manobras que pode ser iniciado antes da chegada do socorro e prevenir sequelas e até a morte. O Comitê Internacional de Ressuscitação orienta que o procedimento seja feito seguindo os três “Cs”: 1) checar a respiração da vítima; 2) chamar por ajuda no número 192; 3) comprimir efetivamente o tórax, numa taxa de 100 a 120 compressões por minuto. “Saber identificar os sinais de parada cardíaca e fazer o procedimento de forma segura e eficiente é fundamental para salvar vidas”, enfatiza Carisi Anne Polanczyk, chefe do Serviço de Cardiologia, Cirurgia Vascular e Cardíaca do Moinhos de Vento.

Para orientar e capacitar a população, nesse domingo (24), será realizado um evento no Parcão, em Porto Alegre. Das 10h às 13h, profissionais estarão no local, ensinando as manobras em mais de 15 bonecos de simulação. A iniciativa é do Hospital Moinhos de Vento, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, SAMU e Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS).

“Em uma situação de emergência em que a vida de uma pessoa está em risco, o socorro deve ser imediato. O conhecimento de reanimação cardiopulmonar (RCP) pode fazer toda a diferença”, explica o cardiologista Marcelo Rava de Campos, que ministra treinamentos pela SOCERGS no Estado.

 

O QUÊ: treinamento de reanimação cardiopulmonar (RCP)

QUANDO: domingo (24/10), das 10h às 13h

ONDE: Parcão – próximos aos brinquedos rústicos

*Em caso de chuva, a atividade será cancelada.