Para conscientizar a população sobre o papel de cada um no enfrentamento ao trabalho infantil, a Prefeitura de Canoas lançou, nesta sexta-feira (22), na Estação Canoas da Trensurb, a campanha Cidades dos Trilhos. A iniciativa busca alertar e incentivar os usuários que utilizam as linhas de trens a denunciar esse tipo de caso. As atividades serão desenvolvidas em conjunto com os outros cinco municípios atendidos pela Trensurb: Porto Alegre, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Em Canoas, a coordenação será da Secretaria Municipal de Cidadania, através da Diretoria de Proteção Social Especial, com apoio das equipes de abordagem do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Segundo o vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques, a campanha é extremamente necessária para sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate ao trabalho infantil. “Conscientizar a população é um dos melhores mecanismos para se combater o trabalho infantil. Se municípios, Estados, entidades e sociedade como um todo se unirem nessa causa, conseguiremos fazer com que as nossas crianças tenham melhores condições de vida e não precisem passar necessidade. Essa iniciativa simboliza uma semente que está sendo plantada para enfrentar esse problema”, destacou.
Entre as ações previstas na campanha, estão a distribuição de panfletos e orientação aos usuários que circulam pelas estações da Trensurb, além da divulgação de um vídeo institucional nos monitores dos trens. Os materiais destacam os contatos e serviços de cada município para receber atendimento e denúncias. Com isso, a intenção é estimular a população a ter uma atuação ativa no processo de fiscalização.
O secretário municipal de Cidadania, Juliano Gonçalves, enalteceu a união de esforços para coibir o trabalho infantil. “Infelizmente, a presença de crianças trabalhando nas ruas, sem o cuidado, auxílio e a proteção que deveriam receber, ainda é uma dura realidade, que nós constatamos, diariamente, em diversos locais das cidades. Esse tipo de situação ainda pode gerar um problema ainda maior, que é a entrada dessas crianças na criminalidade. Por isso, essa construção coletiva, embora pareça um pequeno movimento, pode gerar grandes resultados”, ressaltou.
Para a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria, Maristela Mignot, a campanha terá como foco diminuir casos de crianças comercializando produtos, especialmente nas linhas dos trens. “O objetivo é conscientizar a sociedade dos malefícios do trabalho infantil. Porque o lugar da criança não é nas ruas. É na família ou na escola. Elas precisam ser protegidas”, enfatizou.
Ao presenciar uma situação de trabalho infantil, denuncie nos números abaixo:
CREAS de Canoas
Fonte: (51) 3478-3079
Conselho Tutelar de Canoas
Fone: (51) 34723344
Delegacia Regional do Trabalho/RS
Fone: (51) 3228-6544 ou 3228-6546
Procuradoria do Trabalho da 4ª Região
Fone: (51) 3284-3000
Disque 100 – Direitos Humanos
Whatsapp: (61) 9965-65008