Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Covid: por que Europa voltou a ser epicentro das infecções por coronavírus no mundo; BBC

Detalhes Notícia
Médico administra vacina contra coronavírus (COVID-19) a mulher segurando bebê, em seu consultório médico em Berlim, Alemanha, 2 de novembro de 2021. Ceticismo com vacinas ainda é principal entrave para controle da pandemia. CRÉDITO,REUTERS

A Europa está mais uma vez “no epicentro” da pandemia da covid-19, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS), à medida que os casos disparam em todo o continente.

Em uma entrevista coletiva a jornalistas, o diretor-regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, disse que o continente pode ter mais meio milhão de mortes até fevereiro.

Ele culpou o ceticismo contra as vacinas pelo aumento. “Devemos mudar nossas táticas, de reagir aos surtos de covid-19 para evitar que eles aconteçam”, disse ele.

A taxa de vacinação diminuiu em todo o continente nos últimos meses. Enquanto cerca de 80% das pessoas na Espanha estão totalmente imunizadas com pelo menos duas doses, na Alemanha, essa taxa é de apenas 66% — e, em alguns países do leste europeu, ela é ainda menor. Apenas 32% dos russos estavam totalmente vacinados em outubro de 2021.

O cenário contrasta com o do Brasil, onde, com mais da metade da população totalmente vacinada, infecções e mortes vêm caindo gradativamente.

Leia mais em BBC